Absinto

Absinto
Artemisia absintlium
SINÓNIMOS: Losna, acinto
PARTES USADAS: Emprega-se toda a planta, incluindo a flor. Os ingredientes ativos principais são os princípios amargos como o absinto, taninos e óleos essenciais como tuiona, tuiol efelandrina. O absinto também é usado para dar gosto à bebida como o mesmo nome.
EFEITOS MEDICINAIS: O amargo absinto não se limita a estimular a bílis, como tem o mesmo efeito nos outros fluidos que atuam na digestão. Tuiona, tuiol feladuina são neurotoxinas que, em largas doses, podem causar espasmos e provocar denegação profundas no sistema nervoso central. em pequenas quantidades, porém, têm, efeitos tranquilizadores, soporíferos e estabilizadores.
APLICAÇÕES: O chá de absinto tem um tónico de sabor amargo que estimula o apetite e ajuda nos distúrbios da vesícula biliar, estômago e intestinos. A planta é essencialmente indicada para os problemas biliares, como pedra na vesícula, obstrução da secreção baliar ou inflamações biliares crónicas. O chá pode ser para ajudar nas dores ligadas com problemas menstruais. O chá de absinto é recomendado para o reumatismo e constipações. Aplicado externamente, o chá melhora o aspeto da pele.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de absinto. Deixe ficar em infusão durante aproximadamente 10 minutos e depois coe. Se tiver falta de apetite, beba 1 chávena antes das refeições; se sofrer de problemas do trato gastrointestinal ou da vesícula baliar, 1 chávena depois das refeições. Mas não ingira mais de 2 a 3 chávenas por dia. A ingestão de 1 chávena diária serve como preventivo. Esfregue a pele com uma bola de algodão embebida em chá de absinto.
CHÁ DE MISTURA: Junte 1 colheu de chá de absinto com 1 colher de chá de hortelã-pimenta e deite por cima 1 chávena de água a ferver. Deixe ficar em infusão durante 10 minutos e depois coe. Beba 2 a 3 chávenas por dia. A hortelã-pimenta compensa o amargo do absinto.
CHÁ DE MISTURA PARA PROBLEMAS GÁSTRICOS: Num almofariz, esmague 1 colher de chá de absinto, 1/2 colheres de chá de raiz de genciana, 1/2 colheres de chá de centáurea, 1/2 pauzinho de canela e 1/2 de casca de laranja e deite sobre esta mistura 1 chávena de água a ferver. Deixe em infusão durante 10 minutos e depois coe. Beba em pequenas quantidades após as refeições.
NOTA IMPORTANTE: As mulheres grávidas e as pessoas com queixas do fígado devem evitar a absinto. Mesmo um indivíduo saudável não deve beber mais de 3 chávenas de chá por dia. Além disso, recomenda-se sempre que o consumo de chá de absinto não se deve prolongar por mais de 4 semanas, visto poder causar problemas no sistema nervoso central.