Plantas Medicinais
Agrião
Agrião
Nasturtium officinale
SINÓNIMOS: Mastruço-dos-rios
PARTES USADAS: Usa-se a totalidade da planta (com excepção das raízes e sementes). Os ingrediente activo pricipal é o óleo de mostarda glicósido gluconasturcósido. Quando é fresco, o agrião é rico em vitamina C e provitamina A e contém quantidades significativas de potássio e ferro.
EFEITOS MEDICINAIS: O Gluconasturcósido possui efeitos antibióticos que não afectam a flora intestinal. As vitaminas fortalecem as defesas do organismo e o potássio é medianamente diurético.
APLICAÇÕES: O agrião fresco é usado em saladas e pode ser consumido em sumo numa desintoxicação primaveril bem como num refrescante «tónico». O chá é recomendado para tosse e bronquites bem como para uretrites e cistites. A planta quando seca perde os seus poderes curativos.
QUEIJO COM AGRIÃO: Pique 6 colheres de chá de agrião fresco, finamente. Misture com 8 colheres de sopa de coalhada magra e 2 colheres de sopa de natas. Tempere com sal e pimenta. Obtém-se uma pasta deliciosa para barrar sobre pão de mistura.
O AGRIÃO COMO CONDIMENTO: Na primavera, junte agrião jovem e fresco às saladas ou às sopas: dá aos alimentos um toque apimentado. Cerca de 30g por dia durante quatro semanas faz dele um excelente regime desintoxicante.
NOTA IMPORTANTE: Não ingira mais do que 6 colheres de chá de agrião fresco por dia, pois o excesso de consumo, pode causar irritação no revestimento gástrico.