Plantas Medicinais
Alcaçuz
Alcaçuz
Glycyrrhiza glabra
SINÓNIMOS: Regoliz, regaliza, madeira-doce.
PARTES USADAS: Utilizam-se a raiz para fins medicinais. Os seus componentes activos pricipais são os flavonóides, especialmente liquiritina e liguiritigenina, assim como glicirrizina e esteróis.
EFEITOS MEDICINAIS: A glicirrizina bloqueia as inflamações e protege as membranas mucosas. Os flavonóides têm um efeito antiespasmódico.
APLICAÇÕES: O chá de alcaçuz ou o xarope com pó de alcaçuz são recomendados para tratar da tosse, bronquite e problemas de estômago como gastrites.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de raiz de alcaçuz, deixe em infusão durante cerca de quinze minutos, com o recipiente tapado e depois coe. Beba 3 a 5 chávenas ao longo do dia.
CHÁ DE MISTURA PARA DORES DE ESTÔMAGO: Misture 2 colheres de chá de raiz de alcaçuz picada com 1 colher de chá de camomila e 1 colher de chá de folhas de erva-cidreira. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 1 chávena depois das refeições.
VINHO: Deite 55 g de raiz de alcaçuz picada numa garrafa de vinho e encha-a com vinho branco. Rolhe e deixe ficar em durante dez dias. Filtre através de um pano. Deite 1 colher de sopa de vinho de alcaçuz num copo de água e gargareje de manhã e à noite, para combater o excesso de mucosidades e o mau hálito.
NOTA IMPORTANTE: O consumo excessivo durante várias semanas pode provocar hipertensão ou edema.
6 Comments