Alcaravia

Alcaravia
Carum carvi
SINÓNIMOS: Cominhos-dos-prados
PARTES USADAS: Utilizam-se as sementes da alcaravia. Os principais componentes activos são óleos essenciais,sendo o mais importante a carvona que compreende 60% dos óleos essenciais da semente.
EFEITOS MEDICINAIS: A carvona actua essencialmente no tracto gastrointestinal. Estimula a produção de suco gástrico e acalma e relaxa os intestinos. Facilita o desenvolvimento de microrganismos úteis ao mesmo tempo que bloqueia a proliferação de bactérias nocivas.
APLICAÇÕES: A ingestão de chá de alcaravia com as refeições facilita a digestão e previne a flatulência e inchaços. Se temperar as comidas pesadas com alcaravia também será aumentada a produção dos fluidos digestivos, tornando essas refeições mais fáceis de digerir. A aplicação de pachos de alcaravia provou ser útil no tratamento das cólicas dos bebés. Tal como o anis que é recomendável para mulheres que estão a amamentar. Mastigar sementes de alcaravia contem o mau hálito.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de sementes de alcaravia esmagadas. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 1 chávena antes das refeições.
PACHOS DE ALCARAVIA: Deite sementes de alcaravia dentro de um saquinho e aqueça-o em água. Coloque o saquinho quente sobre a barriga do bebé, durante uns minutos, várias vezes ao dia. Substitua as sementes pelo menos uma vez por semana.
NOTA IMPORTANTE: Por favor não vá sozinho colher as sementes de alcaravia, pois são facilmente confundíveis com as de outras umbelíferas, como as do cerefólio bravo e algumas destas plantas são tóxicas.