Plantas Medicinais
Alecrim
Alecrim
Rosmarinus offinalis
SINÓNIMOS: Nenhum
PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas da planta. Os ingredientes activos são óleos essencias, taninos, princípios amargos, flavonóides, ácido de triterpeno e álcool de triterpeno.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais estimulam o sistema nervoso central e a circulação sanguínea. O alecrim possui também efeitos aanticonvulsivos, bactericidas e anti-virais.
APLICAÇÕES: O chá de alecrim serve como um excelente tratamento para problemas digestivos. Alivia as cõibras digestivas e ajuda nas desordens intestinais e da vesícula. Consta ainda que alivia incómodos femininos como problemas menstruais, descargas vaginais ou neuroses da menopausa. O óleo de alecrim aplicado externamente na forma de banhos ou massagens, pode aliviar a fadiga. Estimula a circulação sanguínea na pele, reduz a dr associada a entorses e deslocações, estimula a circulação sanguínea e é bom para o reumatismo.
CHÁ: deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas de alecrim. Deixe em infusão tapado durante dez minutos e coe. Consuma 3 chávenas por dia.
VINHO: Pique finamente 2 colheres de sopa de alecrim fresco e coloque numa garrafa para vinho. Deite cerca de 0,5 l de vinho branco sobre o alecrim. Feche a garrafa com uma rolha de cortiça, deixe ficar durante uma semana e, em seguida, coe através de um pano. Beba 1 copo de licor desta mistura de manhã e à noite.
BANHOS: Ferva 4 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco com 1 colher de sopa de azeite e cerca de 0,5 l de água, deixe em infusão durante 20 minutos. Coe e adicione esta decocção à água de banho completo. Não o faça antes de se deitar porque o banho tem um efeito estimulante.
NOTA IMPORTANTE : Não use óleo de vinho de alecrim durante a gravidez, pois tal pode provocar contracções.
2 Comments