Alho
Para além de proteger o sistema imunitário, o Alho é ainda um autêntico antibiótico natural, e muito mais… O princípio activo mais importante do alho é a alicina que intervém simultaneamente a nível imunológico, onco e microbiológico.
Segundo um estudo do Iowa Women´s Health Study, que seguiu 41.837 mulheres entre os 55 e 69 anos, durante cinco anos, existe uma associação entre o consumo de alho e uma diminuição no risco de câncer / cancro do cólon.
Uma outra investigação que durou quatro anos, realizada em 152 pessoas, demonstrou que 900 mg diários de alho reduziram em 2,6% as placas de ateroma que aumentaram em 15,6% no grupo placebo (Atherosclerosis, 1999).
Principais propriedades do Alho
O alho tem uma ampla utilização nas doenças cardiovasculares: hipocolesterolemiante, anti-coagulante, anti-agregante plaquetário, anti-aterosclerótico, antioxidante e hipotensor. Tem também uma acção anti-cancerígena devido ao aumento da actividade de enzimas envolvidas no processo de antioxidação (catalase, SOD, glutatião), à estimulação do sistema imunitário (leucócitos e citocinas) e inibção da formação de compostos cancerígenos formados durante a digestão (nitrosaminas).
Esta acção pode estar relacionada com o poder bactericida do alho relativamente ao helicobacter pylori, uma bactéria que está presente na génese de muitos cancros do estômago.
Outras propriedades do Alho
Estimula o sistema imunitário. Nas alergias, actua como anti-histamínico. Tem ainda uma acção antibiótica, anti-viral e anti-fúngica directa.