Amoras-silvestres

/
/
/
44 Views
Amoras-silvestres

Amoras-silvestres

SINÓNIMOS: Silvas

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas quer os frutos, que são deliciosos. Os principais ingredientes ativos são os taninos, os ácidos orgânicos, os flavonóides e a vitamina C.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos são moderadamente adstringentes, o que torna as folhas de amora recomendáveis em casos de diarreia moderada e inflamações das membranas mucosas.

APLICAÇÕES: O chá de folhas de amora faz bem ao peito e suaviza a irritação das membranas mucosas. O chá morno ou frio utiliza-se para gargarejos em gargantas inflamadas ou infetadas. Também está indicado para aliviar casos de diarreia moderada e problemas menstruais. Quando ao sumo de amoras-silvestres, embora seja principalmente um produto alimentar, é também eficaz na cura da diarreia. As folhas colocadas diretamente sobre as inflamações facilitam o processo de cicatrização.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas secas de amora. Deixe em infusão durante dez minutos e depois coe.

MISTURA PARA CHÁ: Prepare uma mistura na porpução 2 : 2: 1 de folhas de amoras-silvestres, de framboesa e de hortelã. Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 uma colher de chá desta mistura. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe.

CATAPLASMAS: Misture 8 colheres de sopa de folhas frescas picadas com uma pequena quantidade de água. Agite. Deixe de molho durante três horas. espalhe uma fina camada sobre a área afetada.

DICA: As folhas de amoras-silvestres são fáceis de encontrar. Após a apanha  das mesmas, deixe-as murchar um pouco antes de as esmagar ligeiramente com um picador. Borrife as folhas picadas com água e deixe secar sobre um pano de loiça, suspensas sobre uma superfície quente.

This div height required for enabling the sticky sidebar