Plantas Medicinais
Anis-branco
Anis-branco
Pimpinella saxifraga
SINÓNIMOS: Pimpinela-branca
PARTES USADAS: Utiliza-se apenas a raiz que é onde se encontram os óleos essenciais, ester epóxido fenilo, taninos, saponinos, poliacetilenos e cumarinas.
EFEITOS MEDICINAIS: O ester epóxido fenílico incrementa subtancialmente a secreção e produz um forte efeito anti-inflamatório. Desta forma o anis-branco torna-se num agente terapêutico efectivo nas inflamações das vias aéreas superiores.
APLICAÇÕES: O chá de anis-branco usa-se para gargarejos para infecções na garganta, bronquites e tosse ou pode ainda beberricar em casos de indigestão ou falta de apetite. A raiz também está indicada no tratamneto da gota, pedra palpitações nervosas;no entanto, nõa existe prova científica de tais efeitos até agora.
CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de chá de raizs eca de anis-branca. Leve ao lume,deixe levantar fervura e em seguida deixe fervilhar sobre lume brando durante três minutos antes de coar. Gargareje 3 vezes ao dia com chá morno ou beba 3 chávenas por dia em pequenos tragos.
MACERAÇÃO: Para preparar gargarejos para tratamentos da faringite ou da estomatite, faça uma infusão com 2 colheres de chá de raiz seca com 1 chávena de água durante um dia.
NOTA IMPORTANTE: O anis-branco pode ser facilmente confundido com outras umbelíferas. Por essa razão, chamamos atenção de forma veemente para que não apanhem raízes quaisquer que sejam, mas que em vez disso, adquiram a planta numa farmácia.
1 Comment