Plantas Medicinais
Arnica
Arnica
Arnica montana
SINÓNIMOS: Panaceia-das-quedas, craveiro-dos Alpes.
PARTES USADAS: Apenas se utilizam as flores amarelas. Os principais ingredientes activos contidos nas flores secas são os princípios amargos,incluindo lactonas sesquiterpenas, flavonóis e óleos essenciais.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais de arnica têm propriedades desinfectantes e anti-inflamatórias e aceleram a cicatrização. Pensa-se que os flavonóides revigoram o sistema cardiovascular, especialmente na velhice.
APLICAÇÕES: A arnica tem uma utilização essencialmente externa. Usa-se como tintura ou em ligaduras para aliviar as dores e relaxar os músculos nos casos de quimoses, entorses ou músculos e articulações doridas. Também é útil no tratamento de picadas de insectos. Como gargarejo tem eleitos anti-inflamatórios nos casos de estomatites e faringites.
PREPARAÇÃO PARA GARGAREJOS:Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de arnica. Mantenha em infusão durante dez minutos e depois coe. Deixe arrefecer até ficar morno. Gargareje duas vezes por dia até a inflamaçõa das membranas mucosas ter melhorado.
Tinturas: deite 2 chávenas de álcool puro (etanol, à venda nas farmácias )sobre 55 g de flores de arnica. Deixe em infusão durante uns dez minutos, num local escuro, coe e deite fora os resíduos. Dilua 1 colher de chá de tintura em 2 chávenas de água. Mergulhe ligaduras de gaze na mistura e depois coloque-as durante dez minutos sobre o ferimenti. Repita 3 a 5 vezes por dia.
NOTA IMPORTANTE: A ingestão de arnica provoca envenenamento grave. Por esta razão não se recomenda que as crianças pequenas ou pessoas idosas gargarejam com chá de arnica. Além disso, as outras preparações de arnica podem provocar reacções alérgicas quando em contacto com peles sensíveis.
3 Comments