Plantas Medicinais
Borragem
Borragem
Borago officinalis
PARTES USADAS: Utiliza-se toda a planta em flor ( excepto a raiz) e as suas sementes. A borragem contém óleos essenciais, ácido silíco e, quando fresca, grandes quantidades de vitamina C . As sementes são ricas em ácido linoleico gama.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais parecem influenciar a libertação das hormonas e estimular o sistema nervoso. O ácido linoleico gama pode dar alívio em doenças de pele. O ácido silícico contém silício, o qual contribui para o crescimento do tecido conjuntivo, cabelo e unhas.
Aplicações: O óleo de borragem é linimento para peles secas e irritadas. As pessoas que têm dermatites nervosas frequentemente sofrem de problemas enzimáticos, isto é, os seus corpos não produzem ácido linoleico gama. A aplicação com regularidade fornece-lhe este agente. No que respeita ao uso interno, a borragem adicionada a batidos com leite ou a salada influencia as glândulas supra-renais o que atenua os estados nervosos e melancólicos. O consumo regular de borragem é também recomendado para os que têm unhas ou cabelos quebradiços, já que o ácido silícico positiva no fortalecimento do cabelo e das unhas. Contudo, as flores da borragem e mesmo a planta não devem ser aplicadas por longos períodos de tempo, devido a certos alcalóides que se supõe ser cancerígenos.
BATIDO DE BORRAGEM E SORO DE LEITE: Misture 5 colheres de sopa de borragem finamente picada com 2 chávenas de soro de leite. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de molho de tabasco verde. Poderá decorar o batido do com as flores azuis da borragem.
CATAPLASMA: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 4 colheres de sopa de borragem finamente picada e depois coe. Encharque um pano ou uma gaze no líquido e coloque sobre a zona inflamada. Repita várias vezes ao dia.
ÓLEO DE BORRAGEM: Esfregue as pastas afectadas com óleo de borragem 2 a 3 vezes por dia. Encontrará o óleo à venda nas boas ervanárias
SABIA QUE: A borragem liga especialmente bem com salada de pepino.
1 Comment