Plantas Medicinais
Calêndula
Calêndula
Calendula officinalis
SINÓNIMOS: Maravilhas, boas-noites
PARTES USADAS: O seu componente activo mais famoso é a sapogenina calêndula, mas as flores também contêm sapogeninas, glicósidos, óleos essenciais, carotenóides, xantofilas, princípios amargos e mucilagem.
EFEITOS MEDICINAIS: A sapogenina calêndula tem efeitos anti-inflamatórios. As saponinas têm fama de reduzirem o nível de gordura no sangue e de inibirem o crescimento de melanomas. Os óleos essenciais têm efeitos anti-sépticos especialmente contra fungos e bactérias. Os carotenóides e xantofilas fortalecem as defesas do corpo.
APLICAÇÕES: As flores da calênlula são empregues essencialmente para uso externo. O urguento de calêndula usa-se em feridas crónicas, infecções nas unhas e úlceras das pernas. As cataplasmas são usadas para entorses, luxações, abcessos, contusões e queimaduras. Utiliza-se para aplicação interna através de chá em distúrbios da vesícula, espasmos gástricos ligeiros e dores menstruais. A sua cor agradável faz das suas flores um ingrediente popular em muitas misturas para chá. Recomenda-se gargarejar com chá de calêndula para as inflamações mucosas da boca.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de flores de calêndula e deixe em infusão durante dez minutos. Beba 3 chávenas deste chá ao longo do dia. Utilize frio para gargarejos.
LEITE DE CALÊNDULA: Misture 1 colher de chá de folhas de calêndula com 1 colher de chá de potentilha e 1 colher de chá de folhas de alquemila. Aqueça esta mistura numa chávena de leite, deixe em infusão durante 5 minutos e depois coe. Adoce com mel e junte um pouco de canelas, se gostar. Este leite é muito eficaz no alívio das dores menstruais.
MANTEIGA DE CALÊNDULA/ UNGUENTO DE CALÊNDULA: Esmague 2 mãos-ceias de flores de calêndula frescas. Mergulhe em água quente juntamente com 60g de manteiga e mexa constantemente durante vinte minutos. passe através de uma gaze e deixe arrefecer. Guarde num recipiente esterilizado e conserve no frigorífico de onde deverá tirá-lo meia hora antes da aplicação.
CATAPLASMA: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de flores de calêndula e deixe em infusão durante dez minutos. Mergulhe um pano na infusão e envolva com ele a zona da ferida. cubra com uma toalha e deixe ficar até o pano arrefecer. Repita várias vezes ao dia.
DICA: Amamentar causa por vezes inflamações nos mamilos. A aplicação com regularidade de unguento de calêndula permite que os mamilos se mantenham macios e flexíveis.
5 Comments