Canela

Cinnamomum zeylanicum
SINÓNIMOS: Caneleira-de-ceilão
PARTES USADAS: Utiliza-se a casca da árvore ou do arbusto. A canela contém óleos essenciais, mucilagem e taninos, assim como eugenol, timol e cumarina.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais previnem o desenvolvimento de bactérias e de esporos de fungos. E estimula os movimentos dos intestinos e aumenta a produção de suco gástrico.
APLICAÇÕES: O chá de canela pode ajudar nas indigestão, falta de apetite sensação de enfartamento e dores provocadas por cãibras ligeiras no abdómen superior. Os fluxos abundantes de menstruação diminuem após tomar chá de canela. Gargarejar com licor de canela cura a tosse e a rouquidão. O leite com canela ajuda a dormir quando se está constipado. A medicina tradicional utiliza o óleo de canela para cicatrizar as feridas. Como estimula a circulação sanguínea, a canela tem fama de aliviar as dores associadas com o reumatismo. As pessoas que sofrem de enxaquecas podem massajar as têmperas com um pouco de óleo de canela para atenuar as dores.
CHÁ: Esmague 2 pequenos paus de canela e deite em 2 chávenas de água a ferver. Deite em infusão durante dez minutos com o recipiente tapado e depois coe. Beba uma chávena antes e outra depois das refeições.
LEITE: Misture pequenas pitadas iguais de canela moída, cardamomo moído, gengibre em pó e cravinho em pó num copo de leite quente.
LICOR: Esmague 2 paus de canela e quinze cravinhos num almofariz. Moa 1/4 colheres de chá de noz-moscada e várias folhas de hortelã-pimenta finamente picada. Coloque a mistura numa garrafa de vinho e encha xerez. Feche com uma rolha, deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Beba 1 copo cheio de licor antes ou depois das refeições. Gargareje com licor para combater ou rouquidão.
ÓLEO: Esmague 3 a 4 paus de canela num almofariz e deite em meia chávena de óleo neutro alimentar. Deixe em infusão aproximadamente durante dez dias, depois coe e deite numa garrafa pequena. O óleo de canela também está disponível nas farmácias e ervanárias.
NOTA IMPORTANTE: As mulheres grávidas ou os pacientes que sofram de úlceras gastrointestinais não devem empregar a canela internamente sob nenhuma forma, quer seja chá, licor ou óleo.