Plantas Medicinais

Cavalinha-dos-campos

By  | 

Cavalinha-dos-campos

Equisetum arvense

SINÓNIMOS: Cavalinha, cauda-de-cavalo

PARTES USADAS: Apenas se utilizam os caules nus ( caules estérieis). A cavalinha seca e picada é rica em flavóides e nutrientes minerais e contém grandes qualidades de ácido silíco e potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: A combinação de potássio e ácido silíco e os flavonóides torna a cavalinha diurética. O ácido silíco contém silício que é um elemento essencial ao corpo humano. Especialmente os tecidos de crescimento rápido como as membranas mucosas, pele, cabelo e unhas consomem grande quantidade de silíco, pelo que o que está contido no ácido silíco ajuda a cicatrização. Além disso, o silíco aumenta a capacidade da pele para reter a humidade e facilita o desenvolvimento do tecido conjuntivo e o crescimento saudável do cabelo e das unhas. Quando um organismo envelhece, porém, ele retém menos silíco o que reduz a elasticidade e a força dos tecidos de ligação, assim como a capacidade de fixar a água.

APLICAÇÕES: Quando ingerida regularmente na forma de chá, a cavalinha pode curar as infecções do tracto urinário e edemas nas pernas, devido aos seus efeitos diúreticos. O chá de cavalinha também é recomendado para a gota, visto que ajuda a expulsar as toxinas. Gargarejar ou bochechar com chá de cavavinha auxilia na cura das gengivites e faringites. Lavar as feridas com uma decocção ou a plicar um pano facilita a cicatrização de feridas crónica ou de lenta cicatrização.

CHÁ: Ferva 1 colher de sopa de cavalinha seca em 1 chávena de água durante uns 5 minutos. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Beba 3 chávenas ao longo do dia. Como o chá pode ter um sabor bastante amargo é recomendvel beber a seguir um copo de água.

BANHOS: Para um banho completo, deite 3 mãos-cheias de cavalinha à água do banho. Deixe-se ficar no banho durante cerca de dez minutos.

CATAPLASMA: Ponha ao lume cerca de 0,5 l de água com 6 colheres de sopa de cavalinha seca. Deixe ferver em lume brando durante uma meia hora e depois coe. Mergulhe uma gaze esterilizada e absorvente na decocção e aplique na ferida. Mude o penso 2 a 3 vezes por dia.

NOTA IMPORTANTE: O consumo regular de chá de cavalinha não é recomendável a pessoas com problemas de coração ou de rins.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

6 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *