Plantas Medicinais
Chicória-do-café
Chicória-do-café
Cichorium intybus
SINÓNIMOS: Almeirão, chicória-amarga, chicória-brava
PARTES USADAS: Utilizam-se toda a planta incluindo raiz e flor. Os principais componentes activos são os taninos e os princípios amargos.
EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos impedem o desenvolvimento das bactérias nocivas nas membranas mucosas e os princípios amargos estimulam a secreção dos fluidos digestivos.
APLICAÇÕES: O chá de chicória é um tónino de sabor amargo que aumenta o apetite, actua no fígado e estimula o fluxo baliar. Usa-se o chá de chicória para a flatulência, enfartamento e dores abdominais difusas. Externamente, aplica-se a chicória para ajudar a resolver problemas de pele.
CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de chá de raiz de chicória seca ou da planta. Leve a levantar fervura e depois deixe ferver em lume brando durante aproximadamente 2 a 3 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia. Adoce com mel, se quiser.
MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de raiz de chicória seca ou de folha com 1 colher de chá de hortelã-pimenta. Deite 1 chávena de água fria sobre a mistura e leve a levantar fervura. Deixe ferver em lume brando durante aproximadamente 2 a 3 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia. Adoce com mel, se quiser.
TÓNICO DE LIMPEZA: Deite 2 chávenas de água fria sobre 4 colheres de sopa de raiz de chicória seca ou folha. Leve a levantar fervura e depois deixe ferver em lume brando durante aproximadamente 3 minutos. Coe quando arrefecer. Ensope uma bola de algodão nesta decocção e esfregue a pele.
DICA: Pode facilmente colher e secar chicória. Esta é uma planta que se encontra por todo o lado nas beiras dos caminhos, margens de rios e terrenos não cultivados. Distingue-se facilmente das outras espécies, mas não a colha em caminhos onde levam cães a passear. Ate-a em molhos e deixe secar em local escuro ou num sótão.