Cistite
Problemas do aparelho urinário
Problemas repetidos do aparelho urinário podem ser sinal de fraqueza ou deficiência imunológica. A cistite frequente, por exemplo, pode estar relacionada com a monílias, que surge muitas vezes quando o sistema imunológico está deficiente. Na medicina chinesa, a energia renal está ligada à reprodução e à criatividade e pode facilmente ficar esgotada então com partos e demasiado trabalho, provocando então problemas urinários. Algumas plantas são úteis antissépticos urinários e ajudam a debelar infeções, enquanto outras são energéticas e facilitam a recuperação do organismo.
Cistite
A cistite, inflamação aguda da bexiga, é geralmente mais vulgar nas mulheres. Os sintomas costumam ser aumento da frequência da micção acompanhado de sensação de ardor e urina turva de cheiro desagradável ou com pus e sangue. Pode haver ainda dores no baixo-ventre e nas costas e febre. É um problema que por vezes se repete e resulta geralmente presença de bactérias no aparelho urinário provenientes de matéria fecal ou que entraram durante o ato sexual.
Mistura de alteia e barbas-de-milho:
- A alteia é rica em mucilagens que aliviam as membranas inflamadas e o milefólio é adstringente e cicatrizante.
Ingredientes:
- 30 ml de tintura de alteia.
- 30 ml de tintura de branca-ursina.
- 20 ml de tintura de barbas-de-milho.
- 10 ml de tintura de grama.
- 10 ml de tintura de milefólio.
Como preparar a mistura:
- Misturá-las num frasco de vidro escuro esterilizado de 100 ml.
Tratamento:
- Deitar 5 ml num copo e juntar meio copo de água a ferver. Deixar arrefecer e beber lentamente. Tomar 4 vezes por dia.
Atenção:
- Consultar sempre o médico, sobretudo se os sintomas não desaparecerem ao fim duns dias e se houver sinais de problemas renais, como febre e dores nas costas.
Tratamento Suplementar:
- Tomar duas cápsulas de 200 mg de equinácea 3 vezes por dia, para combater a infecção. beber muita água e evitar o álcool, o chá e o café.