Constipação Vulgar
Constipação Vulgar
As constipações vulgares são provocadas por infecções virais e caracterizam-se geralmente pelos sintomas familiares de garganta seca e nariz ranhoso, mas progredindo em certos casos para febres e tosse persistente.
Chá de Curandeira ( Cura-ossos) e Sabugeiro:
A curandeira era utilizada na América do Norte para febres de chocalhar os ossos e não para tratar fracturas como o nome pode sugerir. Junta-se o sabugueiro para combater o catarro.
Ingredientes:
- 10 g de curandeira.
- 10 g de flor de sabugueiro seca.
- 5 g de agrimónia seca.
- 5 g de hortelã-pimenta seca.
- 500 ml de água.
Como Fazer o Chá:
- Misturar as ervas e deitar num bule. Deitar por cima a água a ferver. Deixar abrir durante 10 minutos e coar para um jarro. Tapar e guardar num local fresco.
Tratamento:
- Um copo de vinho de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas, enquanto os sintomas persistirem. Juntar um pouco de mel, para dar gosto , só se pretender não é obrigatório.
Tratamentos Suplementares:
- Na presença de arrepios de frio, beber uma decocção quente de gengibre e outras plantas do género, para ajudar a suar.
- Tomar estimulantes do sistema imunológico, para ajudar a combater a infecção: equinácea – comprimidos de 100 ml até 4 vezes por dia ou 5 ml de tintura até 4 vezes por dia; ou alho – um dente de alho 3 vezes por dia ou 2-3 pérolas 3 vezes por dia.
- Comer muita fruta e evitar alimentos que provoquem mucosidades, como lacticínios, hidratos de carbono refinados e álcool.