Couve

Couve
Brassica oleracea
SINÓNIMOS: Couve-branca
PARTES USADAS: As folhas da couve, que contêm ingredientes ativos como vitamina C, vitaminas do grupo B, substâncias minerais, princípios amargos e glicósidos do óleo mostarda são usadas para fins medicinais. Além disso, a couve-branca contém o chamado fator anti úlcera (também conhecido por «vitamina U»), descoberto em 1950.
EFEITOS MEDICINAIS: Como o seu nome sugere, o fator anti úlcera ajuda a prevenir as úlceras gástricas. Os princípios amargos, os glicósidos do óleo mostarda e a vitamina C todos têm efeitos positivos nas membranas mucosas e na pele.
APLICAÇÕES: A ingestão de sumo de couve acabado de espremer ajuda a tratar das úlceras gástricas e duodenais. Este regime inclui o consumo de cerca de um litro de sumo de couve por dia durante 4 a 6 semanas, acompanhado por uma dieta ligeira. As folhas de couve são usadas externamente para envolver úlceras nas pernas, zona, inflamações das unhas e do peito, queimaduras ligeiras e urticária. Diz-se a inalação de vapores de couve faz desaparecer as dores de cabeça.
SUMO: Esprema as folhas de uma couve utilizando uma centrifugadora. Irá necessitar de cerca de 2 kg de couve para obter 0,5 l de sumo. Este deve ser preparado no dia em que é consumido; aliás, será ainda melhor prepará-lo duas vezes ao dia.
CATAPLASMA: Escalde as folhas de dentro da couve, escorre-as e retire o talo do meio. Entretanto com o rolo da massa até ficarem macios e depois coloque sobre a zona afetada. Fixe com uma gaze e ligadura e substitua duas vezes ao dia.
BANHOS DE VAPOR: Rale finamente uma couve cortada aos quartos. Deixe ferver durante quinze minutos. Deite o preparado num prato e inale os vapores quentes durante cerca de dez minutos, com uma toalha sobre a cabeça.
SABIA QUE: Para além da couve-branca, há outras espécies de couve que são boas para a saúde e possuem o fator anti úlcera.