Cravinho
Cravinho
Syzygium aromaticum
SINÓNIMOS: Cravinho-da-India; Cravo-de-cabecinha
PARTES USADAS: Utilizam-se apenas os rebentos da planta. Os ingredientes activos são, na sua maioria, óleos esssenciais e taninos. Os restantes são flavonóides, esteres e óleos gordos.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais e os taninos actuam como desinfectante bocal, da garganta e dos intestinos. Diz-se que são particularmente eficazes na dor de dentes. Também se afirma que o cravinho estimula o estômago, suaviza a dor das picadas de mosquitos e afasta os insectos.
APLICAÇÕES: Consta que chupar cravinho alivia a dor de dentes, embora este procedimento não evite uma ida ao dentista! As picadas de mosquito devem ser esfregadas com óleo de cravinho, o qual possui um efeito desinfectante. Do mesmo modo, pode afastar os insectos pela aplicação do óleo na pele ou espalhar pela casa metades de limão espetadas com cravinho. O chá de cravinho alivia a flatulência, e a diarreia suave e a falta de apetite.
CHÁ: Pise 1 cravinho no almofariz e misture-o num copo com 1 colher de chá do chá preto. Cubra com água quente e deixe em infusão durante três a cinco minutos e em seguida coe. Beba 1 chávena deste chá antes ou depois das refeições.
METADES DE LIMÃO COM CRAVINHO: Espete na polpa de metade de um limão uma quantidade de cravinhos; é um remédio eficaz para afastar os mosquitos.
ÓLEO: O óleo de cravinho vende-se nas farmácias, nas drogarias ou lojas de produtos naturais. Por favor, leia o folheto de instruções para utilizar a dosagem apropriada.
NOTA IMPORTANTE: O consumo excessivo de cravinho irrita a membrana mucosa de forma intolerável. contudo o seu paladar pessoal lembrar-lhe-á onde se encontra o limite.