Erva-do-bom-pastor

Erva-do-bom-pastor
Capsella bursa pastoris
SINÓNIMOS: Bolsa-de-pastor
PARTES USADAS: Utiliza-se para fins medicinais toda a parte da planta acima do solo. Os componentes ativos da erva-do-bom-pastor são os flavonóides, potássio e um péptido com efeitos hemostáticos.
EFEITOS MEDICINAIS: Os flavonóides fortalecem o útero, o péptido hemostático alivia o fluxo menstrual e hemorragias nasais e o potássio equilibra a água no organismo.
APLICAÇÕES: O chá de erva-do-bom-pastor é recomendada para fluxos menstruais abundantes. Um pouco de algodão embebido no chá pode estancar a hemorragia nasal. Esta planta é um ingrediente de muitas misturas para chás destinados a purificar o sangue e diz-se que tem um impacto tonificante no coração. Isto pode ser explicado pelo seu elevado teor de potássio. Como o coração é um músculo necessita de potássio para fazer as suas contrações.
CHÁ Erva-do-bom-pastor: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de erva-do-bom-pastor. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 2 chávenas por dia durante a menstruação.
PACHOS PARA O NARIZ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de erva-do-bom-pastor. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Mergulhe um pouco de algodão nesta solução morna e introduza-o na fossa nasal. Retire passados uns quinze minutos.
DICA: A erva-do-bom-pastor tenra, finamente picada, é um ingrediente popular nas saladas da Primavera. Se for apanhar esta planta, evite zonas frequentemente por cães ou localizadas junto a estrada muito movimentadas.