Doenças de A-Z
Febre-Dos-Fenos e Rinite Alérgica
Alergias
No nosso mundo poluído, as reacções alérgicas são infelizmente vulgares. O corpo tem de lidar com uma crescente variedade de substâncias químicas estranhas, devido ao aumento dos níveis de fumos de escape e às culturas agrículas e ainda a alimentos contagiados por pesticidas e estimulantes artificiais. Em resposta, o sistema imunológico trata estes « desconhecidos» como perigosos, resultando daí inflamações e excesso de mucosidade, como parte dos mecanismos defensivos do corpo.
Febre-Dos-Fenos e Rinite Alérgica
Geralmente provocada pela erva e pelo pólen das árvores na Primavera, os familiares espirros, olhos inflamados e fluxo aguado do nariz características da febre-dos-fenos também podem ser provocados por uma reacção ao pó caseiro, fumos dos carros e pêlos de animais, passando a chamar-se pelo nome genérico de rinite alérgica. Os casos graves podem mesmo provocar sintomas semelhantes aos da asma.
Tintura de Flores de Sabugueiro e Dente- de-Leão:
- A febre-dos-fenos deve começar a tratar-se no princípio da Primavera, antes da chegada do pólen. Esta tintura, com flor de sabugueiro para fortalecer as membranas mucosas, e dente-de-leão para purificar o fígado, ajuda o organismo a lidar com futuros alérgenos, reduzindo portanto os sintomas. O remédio também é aconselhado para rinite alérgica em geral.
- 25 ml de tintura de flor de sabugueiro.
- 20 ml de tintura de raiz de dente-de-leão.
- 20 ml de tintura de verbena.
- 15 ml de tintura de gindeng-siberiano.
- 15 ml de tintura de marroio-branco.
- 5 ml de tintura de alcaçuz.
- Misturá-las num frasco de vidro esterilizado de 100 ml.
- 5 ml em 100 ml de água morna 3 vezes por dia antes das refeições. No caso da febre-dos-fenos, tomar até 4 semanas durante a Primavera.
- Para aliviar os sintomas da febre-dos-fenos, banar os olhos com colírio de maravilha e eufrásia e tomar 2 cápsulas de 200 mg de eufrásia até 3 vezes por dia.
4 Comments