Fel-da-terra

Fel-da-terra
Centaurium erythraea
SINÓNIMOS: Centáurea-menor, centáurea-comum
PARTES USADAS: Utilizam-se todas as partes da planta acima do solo. Os seus principais ingredientes ativos são os princípios amargos amarogencina e gentiopicrina. Além disso, a planta contém flavonóides e esteróis.
EFEITOS MEDICINAIS: A amarogencina e gentiopicrina estimulam a secreção dos fluidos digestivos.
APLICAÇÕES: O chá de fel-da-terra pode ser usado para estimular o apetite, em situações de insuficiência da produção de sucos gástricos, flatulência e para prevenir a formação de pedra na vesícula. As pessoas que têm fortes acidez gástrica devem evitar o fel-da-terra. Os ingredientes ativos da planta estimulam a circulação sanguínea e ajudam a combater a exaustão de origem nervosa. Também se diz que aliviam as dores de cabeça devidas a enxaqueca.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de fel-da-terra seco, deixe em infusão durante seis a dez horas e depois coe. Aqueça e beba a decocção, adoçada com mel.
MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de fel-da-terra seco com 1 colher de chá de funcho e 1 colher de chá de hortelã-pimenta. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Este chá tem um sabor mais agradável.
NOTA IMPORTANTE: Embora uma dose exagerada de fel-da-terra seja muito improvável e a planta não tenha- que se conheça- efeitos secundários, não recomendamos a sua utilização por pessoas que sofram de úlceras gástricas ou enterites.