Freixo

/
/
/
47 Views
freixo

Freixo é uma árvore de folhas caducas, podendo atingir os 20 m de altura. O tronco, castanho-acinzentado, vai ganhando fissuras ao longo do tempo. Conheça neste artigo as suas propriedades medicinais.

Freixo

Fraxinus excelsior

SINÓNIMOS: Freixo-europeu

PARTES USADAS: Para fins medicinais utilizam-se as folhas estreitas em forma de lança (após ter sido retirada a nervura do meio). Os ingredientes activos das folhas são principalmente a rutina e outros flavonóides, pricípios amargos, taninos, cumarinas e óleos essenciais.

EFEITOS MEDICINAIS: As folhas de Freixo têm um ligeiro efeito diurético.

APLICAÇÕES: O chá de freixo estimula os rins sem causar irritações. O consequente aumenta de funcionamento dos rins assegura a excreção dos produtos nocivos como o ácido úrico. Por esta razão, o chá de freixo é recomendado nos casos de gota e reumatismo. O chá tem também fama de limpar o sangue e pode igualmente ser usado como laxante suave.

CHÁ: Ferva 1 colher de chá de folhas secas de freixo em 1 chávena de água, durante uns 3 minutos e depois coe. Para tratar da gota ou reumatismo beba 2 chávenas de chá ao longo do dia, pelo menos durante quinze dias.

DICA: As folhas de freixo são fáceis de colher. Deixe-as murchar um pouco antes de as esmagar ligeiramente com um pouco de água, seque-as com um pano da louça e depois pendure-as em local quente.

This div height required for enabling the sticky sidebar