Genciana

Genciana
Gentiana lutea
SINÓNIMOS: Genciana-das-fermácias, argençana, genciana-amarela.
PARTES USADAS: Utilizam-se as raízes da genciana-amarela. Os componentes ativos principais são os princípios amargos (especialmente a gentisina), taninos e óleos essenciais.
EFEITOS MEDICINAIS: Os princípios amargos servem como tónicos para o estômago e são geralmente prescritos para problemas relacionados com o estômago, intestinos, fígado e vesícula biliar.
APLICAÇÕES: O chá de genciana estimula a secreção biliar e os sucos gástricos pelo que aumenta o apetite. Previne a flatulência e tem um efeito positivo nas membranas mucosas da boca. Também melhora a circulação. diz–se que misturada com outras plantas a genciana cura distúrbios gástricos de origem nervosa.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de raiz seca e picada de genciana. Deixe em infusão durante cerca de cinco minutos e depois coe. Beba antes das refeições.
Atenção: Este chá tem um sabor muito amargo.
MISTURA PARA CHÁ: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre 1/2 colheres de chá de raiz seca e picada de genciana, 1/2 colher de chá de pau de canela quebrado em pedacinhos, 1 colher de chá de casca de laranja e 1/2 colher de chá de fel-da-terra. Deixe em infusão durante cerca de cinco minutos e depois coe.
TINTURA: Faça uma infusão com 60 g de raiz de genciana em 0,6 dl de álcool a 60% durante uma semana. Filtre antes de tomar. Junte 1 colher de sopa em meio copo de água para tratar da falta de apetite ou insuficiência digestiva. Tome 20 gotas misturadas com açúcar para todas as formas de falta de vigor.
NOTA IMPORTANTE: Devido à elevada concentração de princípios amargos, os quais estimulam consideravelmente o trato gastrointestinal, as mulheres grávidas ou pessoas que sofram de hipertensão ou úlceras deverão abster-se de consumir chá de genciana.