Hiperatividade (bebés)

Hiperatividade (bebés)
Os sintomas da hiperatividade incluem insónia, pouca capacidade de prestar atenção às coisas, choros e comportamento agressivo. Duas das causas frequentes são a intolerância alimentar e a poluição, podendo também a criança sofrer de distúrbios emocionais. A dieta deve conter as quantidades necessárias de vitamina, zinco e ferro( cereais, carne e muitos vegetais). Evitar corantes artificiais, conservantes e aditivos e controlar rigorosamente as quantidades de açúcar, chocolate, leite e cafeína.
Chá de consolda-menor e rabo-de-raposa:
- A consolda-menor é uma praga de jardim vulgar, utilizada no Ocidente como erva para as feridas. Os chineses consideram-na refrescante e purificante do fígado, onde os poluentes e os aditivos alimentares têm tendência a acumular-se. O rabo-de-raposa tem uma ação sedativa.
Ingredientes:
- 10 g de espigas de consolda-menor.
- 5 g de rabo-de-raposa seco.
- 5 g de borragem seca.
- 500 ml de água.
- 2-3 gotas de extrato de alcaçuz ou de emulsão de hortelã-pimenta por dose.
Como preparar o chá:
- Deitar as ervas secas num bule e juntar a água a ferver. Deixar abrir durante 10 minutos e coar. O que sobejar pode ser guardado num jarro tapado em local fresco até 48 horas.
Tratamento:
- 100 ou 150 ml para criança dos 3-6 anos 3 vezes por dia. Juntar extratos de alcaçuz ou emulsão de hortelã-pimenta comercializados, para dar bom gosto, se necessário.
Tratamento Suplementar:
- O óleo de erva-dos-burros pode ajudar. Dar 250-500 mg por dia. Os suplementos de zinco também são benéficos. Dar 10- 20 mg diários.
- Se a poluição ambiental for um problema, dar suplementos de algas marinhas, que ajudam a eliminar metais pesados do organismo. Dar 10-20 mg diários.