Infusões
Infusões
As infusões, uma maneira muito simples de utilizar as plantas aromáticas, podem ser tomadas como remédios para problemas específicos ou apenas apreciadas como relaxantes e revigorantes chás. Uma infusão é feita dum modo muito semelhante ao chá, usando ervas frescas ou secas. A água deve estar quase a ferver, já que a fervura vigorosa dispersa valiosos óleos voláteis no vapor. A infusão pode ser feita com uma única erva ou uma combinação de várias e pode ser bebida fria ou quente. É preferível fazê-la fresca todos os dias.
Equipamento:
Cafeteira, Bule de vidro ou cerâmica com capacidade para 500 ml de água pelo menos, Passador de nylon ou plástico, Chávena de chá, Colher de chá, Jarro com tampa para guardar.
- Aquecer um bule com água quente. Deitar as ervas frescas ou secas.
- Deitar a água quente, quase a ferver. Tapar o bule com a tampa e deixar a infusão abrir durante 10 minutos.
- Coar a infusão.
- Juntar mel ou açúcar não refinado, a gosto, à dose a tomar. Passar o resto para um jarro, tapá-lo e guardá-lo num local fresco ou frigorífico.
Infusões feitas na chávena:
–Muitas vezes dá mais jeito fazer uma só chávena de infusão.
- Colocar 2 colheres de chá de ervas secas no passador e meter o passador dentro da chávena.
- Deitar água recém-fervida sobre a erva. Pôr a tampa e deixar abrir durante 10 minutos. Retirar cuidadosamente o passador.
Saquinhos de chás de ervas:
- Saquinhos de chás de ervas feitos em casa são uma boa ideia para quem viaja ou para usar no emprego. Colocar 1 ou 2 colheres de chá de ervas num quadrado de musselina e atar com um fio. Fazer a infusão numa chávena de água recém-fervida durante 10 minutos.