Intolerância Alimentar
Intolerância Alimentar
A sensibilidade a certos alimentos começa muitas vezes na infância, com o primeiro leite de vaca, proteína estranha ao aparelho digestivo em desenvolvimento. Sempre que possível, devem amamentar-se os bebés durante os primeiros 4 meses ou usar fórmulas de leite não de vaca. A intolerância alimentar pode provocar distúrbios digestivos crónicos, sintomas semelhantes aos de artrite, eczema, asma e problemas dos ouvidos. É essencial eliminar o alimento que causa o problema e, entretanto, algumas plantas podem ajudar a reparar o aparelho digestivo e a aumentar a tolerância.
Chá de Alteia e Erva-Cidreira:
A calmante alteia forra e protege o intestino e a erva-cidreira é carminativa, portanto ideal para distúrbios digestivos.
Ingredientes:
- 5 g de raiz seca de alteia.
- 5 g de sementes de fenacho.
- 10 g de dang shen.
- 750 ml de água.
- 10 g de folhas secas ou 30 g de folhas frescas de erva-cidreira.
- 10 g de agirmónia.
- Ferver a alteia, o fenacho e a Dang Shen na água em lume brando 15 a 20 minutos, para obter a decocção.
- Deitar a erva-cidreira e a agrimónia num bule e juntar a decocção. Deixar abrir durante 10 minutos, coar para um jarro e tapar.
- Um copo de vinho 4 vezes ao dia.
- É essencial identificar o alimento que causa o problema. Consulte o médico e tente eliminar possiveis alérgenos da sua dieta almentar, nomeadamente leite e lacticinios, trigo, carne vermelha, salicilatos, tomate, batata e pimento.