Limão

Limão
Citrus limon
SINÓNIMOS: Nenhum
PARTES USADAS: Utiliza-se o fruto do limoeiro, isto é, o limão. Os principais componentes activos são vitamina C, flavonglicósidos e óleos essenciais.
EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C revigoriza as defesas do corpo, os óleos essenciais estimulam o apetite e a digestão e os flavonglicósidos têm um ligeiro efeito antibacteriano.
APLICAÇÕES: O sumo de limão quente é um remédio apreciado nas constipações e gripes. Mesmo numa constipação intensa, as qualidades mucolíticas do sumo de limão fazem com que a inflamação se atenue. O ácido cítrico e a vitamina C têm também sucesso no uso externo para o tratamento de verrugas ou inchaços devidos a picadelas de insetos.
SUMO QUENTE DE LIMÃO: Esprema o sumo de 2 limões. Aqueça a mesma quantidade de água e misture com o sumo. Adoce com açúcar ou mel. Beba em pequenos goles tão quente quanto possível. Deixe-se ficar na cama após esta ingestão.
ROLADAS DE LIMÃO: Se puder imediatamente uma rodela de limão sobre uma picadela de inseto poderá evitar o inchaço ou prurido.
PENSO DE SUMO DE LIMÃO: Embeba uma bola de algodão em sumo de limão acabado de espremer. Coloque sobre a verruga e fixe com um adesivo. Substitua duas vezes ao dia. Mantenha esta rotina durante duas a quatro semanas. Esta terapia tem feito com que muitas verrugas desapareçam.
BANHO DE PÉS: Nos casos de transpiração dos pés ou de mau cheiro, junte 1 colher de sopa de sumo de limão à água do banho e faça-o diariamente.
DICA: Guarde os limões no compartimento do frigorífico destinado aos legumes, para que se mantenham frescos tanto tempo quanto possível. Vai sempre aparecer a oportunidade para dar uma boa utilização aos limões.