Manjerição-grande

/
/
/
17 Views

Manjerição-grande

Ocimum basilicum 

SINÓNIMOS: Basilicão

PARTES USADAS: São utilizadas apenas as folhas. Os ingredientes activos mais importantes desta planta são óleos essenciais como o estragol, cineol e linalol, os tanonos e os flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais e os taninos contem a flatulência e os problemas gástricos. O manjerição tem fama de produzir efeitos sudoríficos. Farmacologistas demonstraram que o manjerição pode estimular e aumentar a lactação em mulheres com bebés recém-nascidos.

APLICAÇÕES: O chá de manjerição é bom para dores de estômago e causa transpiração. Mulheres com crianças recém-nascidas e com deficiências de aleitamento podem facilitar a lactação inicial, ingerindo pesto feito com manjerição.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de manjerição seco. Deixe em infusão durante cerca de dez a quinze minutos e coe.

REGIME: Um regime para o tratamento da flatulência crónica consiste em tomar 2 chávenas de chá de manjerição diariamente durante uma semana, à qual se segue um intervalo de duas semanas e, de novo, mais uma semana de consumo do referido chá.

PESTO: Misture 110g de folhas de manjerição lavadas com 1 chávena de azeite e 30g de pinhões torrados. Junte 85g de queijo parmesão ralado e tempere com sal. O pesto comprado nas lojas pode conter alho. Este ingrediente deve ser evitado pelas mulheres na fase de aleitação porque a maioria das crianças de peito não suportam o sabor a alho.

DICA DE JARDINAGEM: Pode semear manjericão em vasos no peitoril da janela ou na varanda. Necessita de sol em abundância para se tornar rico em ingredientes activos.

This div height required for enabling the sticky sidebar