Monilíase (Candidíase, Altas)

Monilíase (Candidíase, Altas)
A monilíase é provocada pelos fungos candida albicans, fungos parecidos com fermento, naturalmente presentes no intestino e sob a pele. Há quem diga que a monilíase provoca ainda vários problemas de saúde e, embora alguns médicos permaneçam cépticos, uma dieta com pouco açúcar e sem levedura pode ajudar em muitos casos.
Chá de Maravilha e Agrimónia:
A maravilha é um excelente fungicida, tanto para usar interno como externo, enquanto a agrimónia ajuda a acalmar a irritação intestinal provocada por alérgenos e a cicatrizar as membranas mucosas.
Ingredientes:
- 10 g de raiz seca de equinácea.
- 600 ml de água.
- 10 g pétalas secas de maravilha.
- 15 g de folhas secas de agrimónia.
Como Preparar o Chá:
- Ferver a raiz de equinácea em água em lume brando durante 10 minutos, para obter uma decocção.
- Misturar a maravilha e a agrimónia num bule e deitar a decocção recém-feita. Deixar abrir durante 10 minutos, coar para um jarro e tapar. O que sobeja pode ser guardado num local fresco ou no frigorífico até 48 horas.
Tratamento:
- Um copo de vinho 3 vezes por dia antes das refeições até a infecção desaparecer. Não adoçar com mel ou açúcar durante uma dieta sem fermento. Substituir por sumo de limão ou 1 ou 2 gotas de essência de hortelã-pimenta, se necessário.
Tratamentos Suplementares:
- O alho é fungicida, portanto tomar 1 ou 2 cápsulas de 200 mg 3 vezes por dia ou usar bastante alho nos cozinhados.
- Tomar cápsulas de 1 g de óleo de erva-dos-burros e 1 ou 2 cápsulas contendo bactérias do leite ( por exemplo, lactobacillus acidophilus e l. bifidus) por dia.
- Evitar extractos de levedura, alimentos com base em fungos ( por exemplo microproteínas e cogumelos) , açúcar,lacticínios, álcool, hidrocarbonos refinados, comida sintética e com conservantes. Evitar quantidades excessivas de fruta.
- As aftas podem estar associadas a uma vasta gama de sintomas, pelo que devem escolher-se infusões e tratamentos suplementares a eles adequados.