Como Fazer
Óleos Macerados
Óleos Macerados
Este método é indicado para flores, como a maravilha e o hiperição. É um processo lento, em que as flores e o óleo são metidos num pote ou boião e aí deixados durante várias semanas, após o que o óleo é reutilizado com ervas frescas para extrair o máximo possível de ingredientes activos das plantas. Os óleos macerados usam-se em massagens ou como base de pomadas e unguentos- ver abaixo as plantas aromáticas vulgarmente usadas deste modo.
- Encher completamente um boião grande com ervas e cobrir com óleo. Pôr a tampa e deixar no parapeito duma janela onde bata o sol ou numa estufa durante 2 ou 3 semanas.
- Deitar a mistura num saco de pano fino que se prende à boca dum jarro com um cordel ou um elástico ou utilizar um saco de musselina e um espremedor de uvas.
- Espremer o óleo através do saco. Repetir as operações 1 e 2 , com novas ervas e o óleo já macerado. Após algumas semanas, espremer novamente e deitar nos frascos para guardar, com o auxílio dum funil, se necessário.
Equipamento:
- Grande boião com tampa de enroscar. Saco de pano e cordel ou saco de musselina e espremedor de uvas. Jarro grande. Frascos de vidro escuros, esterilizados e que fechem hermeticamente. Funil ( Facultativo)
Partes Usadas:
- Aéreas e flores, frescas ou secas.
Quantidades Normais:
- Quantidades duplas de ervas frescas ou secas suficientes para encherem um boião, e cerca de 1 litro de óleo macerado de açafroa ou de noz ( a quantidade depende do tamanho do boião).
Conservação:
- Guardar em frascos de vidro escuro, esterilizados e que fechem hermeticamente, longe da luz directa, até um ano.
Ervas adequadas: As plantas aromáticas utilizadas para fazer óleos macerados incluem:
- Melilito ( seco) para eczema varicoso.
- Maravilha ( pétalas frescas ou secas ) para esfoladelas, eczema seco e infecções por fungos, como aftas e pé-de-atleta.
- Hiperição ( topos em flor) para queimaduras solares, outras queimaduras menores, esfoladelas e articulações inflamadas.