Óleos para Massagem

Óleos para Massagem
Os óleos de massagem são feitos a partir dumas gotas de óleo essencial diluídas num óleo emulsionante -os de amêndoas-doces e os de germe de trigo são os melhores, mas o de girassol ou outro óleo vegetal também podem ser utilizados. Os óleos macerados também são usados como emulsionantes. Uma vez diluído, o óleo essencial deteriora-se rapidamente, pelo que é preferível preparar pequenas quantidades de cada vez. As massagens requerem habilidade e prática, não sendo adequadas para certos problemas.
- Meter o óleo emulsionante na proveta grande e o óleo essencial na pequena, utilizando o funil, se necessário.
- Deitar o óleo emulsionante no frasco, utilizando o funil, se necessário.
- Agitar bem o frasco antes de usar.
Equipamento:
- Provetas pequenas e grandes. Frascos de vidro escuro de 50 ml, esterilizados e que fechem hermeticamente. Funil ( facultativo) .
Partes Usadas:
- Óleo essencial.
Quantidades Normais:
- Em geral uma concentração de óleos essenciais de não mais de 10 %, ou seja, até 5 ml de óleo essencial em 45 ml de óleo emulsionante ( amêndoas-doces, germe de trigo ou óleo vegetal). Reduzir a um máximo de 5 % para crianças, idosos ou pessoas com pele sensível. Usar só óleo essencial de boa qualidade.
Aplicações Normais:
- Deitar cerca de 2 a 5 ml ( meia a uma colher de chá )9 nas mãos ( não directamente no corpo) e massajar suavemente.
Conservação:
- Guardar num frasco de vidro escuro, esterilizado e que feche hermeticamente, num local fresco.
Precauções:
- As grávidas devem consultar o médico e não usar óleo essencial durante os 3 meses da grávidez.
- Não massajar as seguintes pessoas: com uma infecção, epilépticos, com uma doença contagiosa, com fortes dores nas costas ( sobretudo se as dores se espalharem para os braços e as pernas), ou com qualquer tipo de inflamação como trombose ou flebite.
- Não massajar zonas com nódoas negras ou inflamadas.