Plantas Medicinais
Orégão
Orégão
Origanum vulgare
SINÓNIMOS: Manjerona-brava
PARTES USADAS: A parte da planta fora da terra é usada na sua totalidade. Óleos essenciais, princípios amargos e taninos são os ingredientes principais da planta.
EFEITOS MEDICINAIS: Os princípios amargos e taninos aliviam a diarreia e a flatulência e auxiliam as secreções dos fluidos corporais. Os óleos essenciais combatem a estomatite e a faringite, reduzem a tosse e aliviam as inflamações da garganta.
APLICAÇÕES: O chá de orégão ajuda nos transtornos de estômago e elimina a diarreia e a flatulência. Gargarejar com este chá reduz as dores de dentes e inflamações da boca e da garganta. Inalar vapores de orégão e gargarejar com o chá da mesma planta, também ajuda a debelar a tosse.
CHÁ:Deite 1 chávena de água a ferver sobre 3 colheres de chá de orégãos secos. Deixe em infusão durante cerca de dez a quinze minutos e em seguida escorra. Deixar arrefecer antes de gargarejar. Quando o usar como um antitússico, adoce-o com mel.
BANHO DE VAPOR: Misture 1 colher de sopa de orégãos com 1 colher de sopa de tomilho. Deite água a ferver sobre a mistura. Baixe a cabeça sobre a mistura cobrindo-a, bem como à parte superior do corpo, com uma toalha grande. Inale os vapores durante dez minutos, mantendo os olhos fechados.
DICA: As pizza italianas autênticas são temperadas com oregãos. Não só lhe dão um sabor fabuloso como tornam mais fácil a digestão, tendo em conta a quantidade considerável de queijo utilizado na sua confecção.