Doenças de A-Z
Períodos Difíceis
Problemas Femininos
Os velhos herbários estão cheios de remédios para problemas ginecológicos, muitos para melhorar a fertilidade, regular os períodos menstruais e facilitar o parto_ situação que punha a vida em perigo em tempos idos. Actualmente, a medicina oriental tem tendência a culpar as deficiências hormonais de muitos problemas, enquanto os Chineses os atribuem a desequilíbrios energético nos órgãos associados ao aparelho reprodutor feminino e tratam os problemas menstruais com tónicos hepáticos e os transtornos da menopausa com remédios para os rins.
Períodos difíceis
Um problema vulgar da menstruação é a hemorragia excessiva. É importante consultar o médico para verificar se não existem causas significativas _ como fibromas ( tumores benignos) ou endometriose ( fragmentos do tecido que reveste a cavidade uterina noutros locais,como no músculo uterino ou nos ovários ). As hemorragias excessivas levam muitas vezes à anemia, pelo que é conveniente comer muitos alimentos ricos em ferro.
Chá de PÉ-de-Leão e Bolsa-de-Pastor:
- O pé-de-leão ( alquemila) , como outros membros da família das rosas, é um bom adstringente, que ajuda também a regular os desequilíbrios menstruais. A bolsa-de-pastor, também conhecida por coração-de-mãe, é útil para reduzir a hemorragia.
Ingredientes:
- 20 g de pé-de-leão seco.
- 10 g de bolsa-de-pastor seca.
- 10 g de folhas secas de framboesa.
- 5 g de pétalas secas de maravilha.
- 5 g de folhas secas de artemísia.
- 500 ml de água.
- Misturar as ervas secas e guardar metade para o dia seguinte, num recipiente seco e fechado hermeticamente. Deitar a outra .metade num bule ou jarro.
- Juntar a água a ferver.
- Deixar abrir durante 10 minutos, passar pelo passador e guardar o que sobejar num jarro tapado em local fresco.
- Pode ser tomado os dias como medida preventiva. Uma chávena de chá 3 vezes por dia , aquecendo ou não.
- Os períodos com grande fluxo sanguíneo podem muitas vezes ser tratados com bagas de árvore-da-castidade. Tomar 2 ou 3 cápsulas de 200 mg antes do pequeno-almoço.
- Para evitar a anemia, tomar ferro, contido em alimentos como alperces, fígado, agriões e vinho tinto( moderadamente), e vitamina C ( 1 g por dia ) .
- Beber uma infusão de partes iguais de urtiga-morta e urtiga-vulgar. A primeira detém a hemorragia e a segunda fornece minerais e vitaminas.
- Para subtituir o chá de dente-de-leão e bolsa-de-pastor no trabalho ou em viagem, tomar as mesmas plantas em tintura. Fazer a tintura normal com as proporções adequadas das plantas e tomar 5 ml num pouco de água morna 3 vezes por dia.
1 Comment