Plantas Medicinais
Primavera
Primavera
Primula veris
SINÓNIMOS: Prímula
PARTES USADAS: A raiz e as flores têm aplicações medicinais. Os principais ingredientes activos são os saponinos, juntamente com os flavonóides, os óleos essenciais, os taninos e o ácido silícico.
EFEITOS MEDICINAIS: As saponinas estimulam o revestimento gástrico e o refluxo, comandados pelo sistema nervoso autónomo. Aumenta a secreção dos pulmões e facilita a expectoração.
APLICAÇÕES: O chá desta planta é usado especialmente para constipações acompanhadas por tosses secas, mas também é recomendado para a gota, reumatismo, enxaquecas, coração fraco, insónia ou crise de ansiedade.
CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de chá de raiz de primavera seca ou da flor da referida planta. Ferva, deixe em infusão durante cinco a dez minutos e coe. Beba 3 a 4 chávenas por dia.
MISTURA PARA CHÁ: Pise 1 colher de chá de raiz de primavera seca com 1 colher de chá de tomilho e 1 colher de chá de sementes de anis. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura e em seguida coe. Beba 2 chávenas por dia.
NOTA IMPORTANTE: Algumas pessoas podem ter reacções alérgicas locais na pele, após contacto com a planta. Estas pessoas não devem tomar chá de primavera.