Rabanete-da-china

Rabanete-da-china
Paphanus sativus
SINÓNIMOS: Rabanete-do-Japão
PARTES USADAS: A raiz tem efeitos medicinais. Os ingredientes ativos são óleos essenciais, glicósidos do óleo de monstarda, refenol e vitamina C.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos sulfúricos essenciais estimulam a secreção da bílis e ajudam a um rápido retrocesso das inflamações do fígado e da vesícula biliar. Também evita a formação de pedra na vesícula. Os glicolísidos de óleo de mostarda também têm efeitos mucolíticos e antitússico.
APLICAÇÕES: O rabanete é usado de duas formas, quer como sumo quer como xarope. O tratamento de doenças na vesícula requer um regime de até quatro copos de sumo de rabanete por dia, durante quatro semanas. Os pacientes com estômagos sensíveis deverão comer uma fatia de pão antes de cada toma e evitar beber o sumo com o estômago vazio. O xarope de rabanete é recomendado para tosse, especialmente para tosse convulsa.
SUMO DE RABANETE: Limpe e lave os rabanetes; esprema-os na centrifugadora. Beba o sumo acabado de fazer pois os ingredientes ativos atingiram o seu máximo. Caso contrário, guarde o sumo no frigorífico.
XAROPE DE RABANETE: Limpe e lave os rabanetes. corte-os em metades no sentido do comprimento e escave. Deite mel nas cavidades e deixe em infusão durante várias horas. Escorra o mel e junte-o com o sumo num frasco limpo. consuma 1 colher de chá várias vezes ao dia.
DICA: O consumo regular semanal de rabanete cru também previne a formação de pedra na vesícula.
NOTA IMPORTANTE: Evite a rabanete se sofrer de gastrite, úlcera gástrica ou pedra na vesícula.