
Plantas Medicinais
Rícino
Rícino
Ricinus communis
SINÓNIMOS: Carrapateiro; bafureira
PARTES USADAS: Utilizam-se apenas as sementes do rícino. A planta é conhecida como uma árvore, arbusto ou uma erva daninha anual, dependendo do clima. As sementes contêm o óleo de ricínio, o qual se obtém através quer da maceração quer da absorção.
EFEITOS MEDICINAIS: O óleo de rícino é um laxante muito forte. Aplicado externamente, é utilizado para escamar calosidades e caspa de peles não inflamadas, porque penetra facilmente nas camadas intermédias.
APLICAÇÕES: O óleo de rícino é um laxante natural extremamente eficaz. Em contraste com outros remédios caseiros, é mais indicado para a abstipação aguda, do que para a crónica. Dependendo da dosagem e da predisposição individual, produz mais ou menos uma defecção profunda após duas a oito horas. No próprio interesse do paciente, aconselha-se que isto aconteça próximo de uma casa de banho. Externamente seco e pés com calosidades.
ÓLEO PARA PRISÃO DE VENTRE: Tome 1 a 2 colheres de sopa de óleo de rícino. Em seguida coma um pedaço de pão ou chupe um reboçado para neutralizar o sabor. Após 2 horas, o óleo começa a fazer sentir os seus efeitos.
ÓLEO DE RÍCINO E DE ABACATE: Misture 1 colher de chá de óleo de rícino com 1 colher de chá de óleo de abacate e 1 colher de sopa de óleo. Aplique sobre as unhas quebradiças das mãos e dos pés, com um pequeno pincel. Torne as unhas brilhantes e firmes.
ÓLEO DE RÍCINO E DE SÉSAMO: Misture 1 colher de chá de óleo de rícino com 2 colheres de sopa de óleo de sésamo. Após um banho de pés e da esfoliação com a ajuda de uma pedra-pomes, esfregue os pés com o óleo para evitar a formação de calosidades.
NOTA IMPORTANTE: Mulheres grávidas, crianças abaixo dos doze anos e indivíduos com obstipação crónica ou volvo ( bloqueio de intestino grosso) devem evitar o óleo de rícina. Também se afirma que este óleo é usado antes do nascimento da criança para esvaziar os intestinos e facilitar o parto. No entanto, tudo isto deve ser tratado com o médico assistente ou com a parteira, em vez de ser o próprio a decidir uniteralmente .
1 Comment