Plantas Medicinais
Roseira-rubra
Roseira-rubra
Rosa gallica, rosa centifolia
SINÓNIMOS: Roseira-das-boticas; roseira-francesa.
PARTES USADAS: Utilizam-se as flores da planta. Os principais ingredientes activos são antocianinas,óleos essenciais e taninos.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais produzem um efeito suave anti-inflamatório, mucolítico e anticovulsivo. Os taninos são moderadamente adstringentes e secantes.
APLICAÇÕES: Gargarejos a partir do chá de pétalas de rosa aliviam inflamações menores da boca e da garganta. Este chá é indicado para constipações e diarreia suave. Pachos de óleo de rosa ou de uma decocção de pétalas podem ser usados em tratamento externo de dores de cabeça e feridas de importância secundária.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de pétalas de rosa secas e coe passados dez minutos. Quando estiver frio, o chá pode ser usado também para gargarejar.
CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 5 colheres de sopa de pétalas de rosa e deixe em infusão durante dez minutos. Ensope um pano de linho na decocção e aplique sobre feridas de pouca importância ou sobre a fronte. Deixe ficar até o pano arrefecer. Repita esta operação várias vezes ao dia.
ÓLEO DE ROSA: Corte com uma tesoura de cozinha um punhado de pétalas de rosa em pedacinhos e deite numa taça. Deite 2 chávenas de azeite sobre as pétalas e coloque num local soalheiro durante 1 semana. Coe e guarde o óleo num frasco opaco e fechado. Massaje as têmporas quando tiver dores de cabeça ou passe sobre feridas ligeiras quando for necessário.
DICA: O uso de vinagre de rosas em produtos de cosmética, tem uma longa história no Oriente e significa deitar vinagre de fruta sobre pétalas de rosa em vez de óleo. O vinagre de rosa está indicado para pessoas com peles mistas ou oleosas, uma vez que protege a cobertura ácida natural da pele agredida por banhos frequentes.
2 Comments