Roseira-silvestre

/
/
/
20 Views

Roseira-silvestre

Rosa corymbifera, Rosa canina

SINÓNIMOS: Roseira-canina

PARTES USADAS: Utilizam-se os frutos (bagas de roseira). Os ingredientes activos são a vitamina C, subtâncias minerais, os flavonóides e pectinas.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C fortalece as defesas do organismo e ajuda a cicatrização. Durante o estado febril, em particular, o organismo requer um fornecimento adicional desta vitamina. Os flavonóides produzem um efeito anti-inflamatório e antibiótico. As pectinas regulam o trânsito intestinal.

APLICAÇÕES: O chá de bagas de roseira é indicado para a constipação. O xarope pode ser administrado em colher de sopa, especialmente às crianças durante a estação fria. O consumo regular de geleia de bagas de roseira fortalece as defesas do organismo e deste modo previne as constipações.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de bagas de roseira, secas. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Adicione mel e sumo de limão de acordo com o seu gosto. Conforme desejar.

Xarope: Lave 500 g de bagas de roseira, corte ao meio e deixe de molho durante a noite, com 1 chávena de sumo de maçã. Ferva uma vez e coe. Adoce com mel ou xarope de pêra se desejar. Deite o xarope num frasco esterilizado e tape. Guarde no frigorífico e consuma 1 colher de sopa por dia.

GELEIA: Lave 500 g de bagas de roseira, corte em metades e deixe de molho durante a noite com 1 chávena de sumo de maçã. Leve esta pasta ao lume e deixe ferver com 1 chávena de sumo de hipofaé, o sumo de 1 limão e 680 g de açúcar para compota. Deite em frascos esterilizados e use para barrar ou misturar com iogurte.

SABIA QUE: Os suecos fazem uma sopa saborosa com bagas de roseira.

This div height required for enabling the sticky sidebar