Plantas Medicinais
Salgueiro
Salgueiro
Salix
SINÓNIMOS: Nenhum
PARTES USADAS: A casca da planta tem usos medicinais. A salicina é o ingrediente primário, seguido pelos glicósidos, flavonóides e pelos taninos.
EFEITOS MEDICINAIS: A salicina que o organismo metaboliza em ácido salicílico, tem fama de reduzir a febre, aliviar as inflamações. Os glicósidos, os flavonóides e os taninos realçam os efeitos anti-inflamatórios.
APLICAÇÕES: O chá de casca de salgueiro é recomendado para constipações febris e dores de cabeça. Diz-se que alivia a dor associada ao reumatismo e à gota.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de casca de salgueiro seca e picada. Ferva. Deixe em infusão durante cinco minutos e em seguida coe. Não consuma mais do que 2 chávenas por dia.
MISTURA DE CHÁ PARA REGIME DE SUDAÇÃO: Misture 1 colher de chá de casca de salgueiro seca e picada com 1 colher de flores secas de tília, 1 colher de chá de flores de sabugueiro, 1/2 colher de chá de sementes de anis e 1/2 colher de chá de alecrim. Deite 1 chávena de água a ferver sobre esta mistura e deixe em infusão durante cinco minutos, em seguida coe. Beba 2 chávenas por dia. Deixe-se ficar na cama para transpirar e fazer sair as toxinas.
SAIBA QUE: O ácido salicílico faz parte de muitos medicamentes à venda, incluindo a aspirina.
NOTA IMPORTANTE: O chá de casca de salgueiro não deve ser administrado a grávidas porque provoca hemorragias.