Plantas Medicinais
Salsa
Salsa
Petroselinum crispum
SINÓNIMOS: Nenhum
PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas e a raiz da salsa. Os principais ingredientes activos são óleos essenciais e apiol, um fenilpropano. As folhas são ricas em vitamina C, provitamina A e potássio.
EFEITOS MEDICINAIS: O apiol tem efeitos diuréticos e anticonvulsivos. Ajuda a digestão e estimula o tracto gastrointestinal.
APLICAÇÕES: Recomenda-se o consumo de chá de salsa para fazer funcionar e evitar a formação de areia nos rins. Em caso de perda de apetite o chá de salsa (ou vinho de salsa) estimula a produção de saliva e dos sucos gástricos. As cataplasmas de salsa costumam usar-se para aliviar dores e inchaços associados a entorses. Se consumir 15g de salsa por dia, essa quantidade cobrirá as suas necessidades de vitaminas importantes.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de folhas de salsa picadas ou de raízes. Deixe em infusão durante cerca de dez a quinze minutos tapado e em seguida coe. Beba antes das refeições. O regime de tomas adequado aconselha a beber 3 chávenas por dia.
VINHO: Pique 30g de salsa fresca e deite numa garrafa e encha com vinho tinto. Tape a garrafa com uma rolha de cortiça e reserve durante dez minutos em seguida, coe por um pano. Beba 1 copo de licor deste vinho, de manhã e à noite.
CATAPLASMA: Misture 30g de salsa picada com uma clara de ovo batida. Espalhe sobre um pano e coloque sobre um entorse apertando com uma ligadura elástica.
NOTA IMPORTANTE: A concentração de apiol é muito alta e quando é consumido em doses exageradas pode ser tóxico. O apiol aumenta a contracção do útero e afecta o fígado, o coração e os rins.
2 Comments