Plantas Medicinais
Serpão
Serpão
Thymus serpyllum
SINÓNIMOS: Nenhum
PARTES USADAS: Utiliza-se a parte da planta fora da terra que tem efeitos medicinais. Os principais ingredientes activos são óleos essenciais, princípios amargos e taninos.
EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais têm um efeito anticonvulsivo e desinfectante. Os princípios amargos e taninos estimulam a digestão e produzem suco gástrico.
APLICAÇÕES: O chá de serpão alivia as dores de estômago, reduz inchaços e alivia as cãibras abdominais. Gargarejar ou beber pequenos tragos de chá de serpão alivia as tosses secas e a tosse convulsa. Quando aplicada externamente, a tintura de serpão pode mitigar as dores de reumatismo e banho de pés, revitaliza-os depois de um longo dia em pé ou de uma caminhada.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de serpão seco. Deixe em infusão durante dez a quinze minutos e em seguida coe. Quando for usado para a tosse, adoce-o com mel.
TINTURA: Deite meia chávena de brandy sobre 4 colheres de sopa de serpão seco; deixe de molho num local quente e escuro. Escorra e deite num frasco opaco esterilizado. Esfregue sobre as partes doridas várias vezes ao dia.
BANHO DE PÉS: Misture 5 colheres de sopa de serpão com 2 colheres de sopa de alecrim. Deite água a ferver sobre esta mistura; deixe em infusão durante dez minutos. Adicione à água do banho. Assegure-se de que o banho de pés está à temperatura ideal e utilize-o durante cerca de dez a vinte minutos. Massaje os pés depois de secos com loção oleosa para pés.
DICA: O serpão está intimamente ligado com o tomilho e pode além disso, substitui-lo como condimento.