Doenças de A-Z
Síndroma do Intestino Irritável
Problemas digestivos
Somos não só o que comemos mas também o que digerimos. Manter o aparelho digestivo em bom estado é uma parte vital de manter a saúde, já que a incapacidade de extrair os nutrientes necessários dos alimentos ou excretar demasiado pode conduzir a toda a espécie de problemas de saúde, como deficiência de vitaminas ou minerais, artrites ou enfecções cutâneas associadas a toxinas no organismo.
Síndroma do Intestino Irritável
Síndroma do intestino irritável é um rótulo vulgar para uma vasta gama de sintomas gástricos, geralmente caracterizados por diarreia e prisão de ventre alternadas, bem como flatulência, inchaço abdominal e dores. Está geralmente relacionada com tensões ou intolêrancia alimentar.
Mistura de Inhame-Bravo e Camomila:
- O inhame-bravo é um eficaz antiespasmódio que ajuda portanto a relaxar o intestino e a aliviar a hiperactividade que contribui para o problema. O lúpulo e a camomila actuam como relaxantes e a amargura do lúpulo ajuda a restabelecer uma digestão normal.
- 30 ml de tintura de raiz de inhame-bravo.
- 30 ml de tintura de flores de camomila.
- 20 ml de tintura de bistorta.
- 15 ml de tintura de húpulo.
- 5 ml de extracto de fluido de alcaçuz.
- Deitá-las juntamente com o extracto de fluido num frasco de vidro escuro esterilizado de 100 ml e agitar bem.
- 5 ml em 100 ml de água morna 3 vezes ao dia, até os sintomas se desvanecerem.
- A infusão de camomila tomada regularmente ajuda a relaxar e acalmar as cólicas intestinais.
- A tintura de rosa-de-gueldres é um forte anti-espasmódico. Tomar 5-10 gotas de meia em meia ou de hora em hora, para ajudar a aliviar as cólicas intestinais.
- A tintura de ulmeia também pode ajudar. Tomar até 5 ml diluídos em 100 ml de água morna 3 vezes por dia.
- Se o problema parecer estar ligado ao acido menstrual, o óleo de erva-dos-burros pode ajudar. Tomar 2 cápsulas de 500 mg por dia.
- Consultar o médico em presença de persistentes ou fortes dores abdominais ou se o movimento dos intestinos se alterar significativamente.
- Evitar excessivo ou prolongado uso de alcaçúz em caso de hipertensão e consultar o médico.
- Não tomar laxantes durante a gravidez sem consultar o médico.
5 Comments