Plantas Medicinais
Sorveira-brava
Sorveira-brava
Sorbus aucuparia
SINÓNIMOS: Sorveira-brava
PARTES USADAS: Normalmente utilizam-se as folhas bem como os frutos maduros e vermelhos que contêm muita vitamina C, taninos, princípios amargos, ácido parasórbico e uma pequena quantidade de óleos essenciais.
EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C fortalece as defesas do organismo e estimula o sistema imunitário. Os taninos e os princípios amargos, juntamente com os óleos essenciais, aumentam o apetite .
APLICAÇÕES: Os frutos frescos da chamada « sorveira-brava» fazem uma boa compota ou pasta. O puré sabe melhor comido directamente à colher, mas também pode ser usado para barrar. O consumo regular deste fruto fortalece as defesas do organismo e estimula a produção do suco gástrico. O chá pode ser feito a partir dos frutos secos e diz-se que ajuda a falta de apetite, diarreia e incómodos do estômago. Uma infusão feita com as folhas é boa para a rouquidão e fortalece a voz.
CHÁ: Pique 1 colher de chá de bagas secas de tramazareira no almofariz. Deite 1 chávena de água sobre a fruta. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Conforme precisar, beba 1 a 2 chávenas de chá por dia.
INFUSÃO: Adicione 30 g de folhas a cerca de 0,5 l de água a ferver; deixe em infusão durante dez minutos. Beba 3 chávenas por dia.
COMPOTA: Apanhe 1 kg de frutos do tramazeira. Deixe-os no frigorífico durante a noite. Leve ao lume e deixe cozer até ficarem tenros juntamente com 2 chávenas de água até abrirem. Coe. Recolha a polpa para um tacho e deixe levantar fervura com 1 kg de açúcar para compota. Refine com o sumo de duas laranjas e deite em frascos esterilizados; feche bem. Esta compota deve ficar preparada para ser consumida dentro de um ano. Se gosta de geleia a cair da colher, troque o açúcar para compota por açúcar comum para o preparação.
NOTA IMPORTANTE: Se é verdade que o ácido parasórbico de grandes quantidades de frutos, quando comidos crus, provoca vómitos, é também verdade que o envenenamento resultante do consumo destes frutos é altamente improvável.
1 Comment