Tinturas
Tinturas
As tinturas preparam-se metendo as plantas aromáticas numa mistura de álcool e água. Devem ser feitas individualmente, combinando-se depois as tinturas preparadas quando necessário. Para além de extrair os ingredientes activos das plantas, o álcool age como conservante e as tinturas duram até dois anos. O líquido é geralmente composto por 25% de álcool e 75% de água mas algumas plantas resinosas a quantidade de álcool é aumentada para 45%. As tinturas preparadas comercialmente usam álcool etílico, mas as bebidas alcoólicas diluídas servem para as feitas em casa. A vodka é ideal por não conter aditivos, mas o rum ajuda a disfarçar o gosto das ervas menos agradáveis.
Equipamento:
Jarro medidor, Grande boião com tampa de enroscar, Saco de musselina, espremedor de unhas, Jarro grande, Frascos de vidro escuros esterilizados e com tampa de enroscar, para guardar hermeticamente fechados, Funil.
- Deitar as plantas num boião grande e cobrir com a mistura de álcool e água. Fechar bem o boião e guardar num frasco durante duas semanas, agitando de vez em quando.
- Forrar um espremedor de uvas com um saco de musselina. Deitar a mistura.
- Passar a mistura no espremedor para dentro dum jarro. Os resíduos podem servir de adubo.
- Deitar o líquido para frascos de vidro escuros esterilizados, utilizando um funil, se for necessário.
Precauções nas tinturas:
- Por vezes, recomendam-se tinturas com determinadas proporções, por exemplo, « tomar 5 ml duma tintura de 114». Quando se faz uma tintura desta forma, a proporção utilizada é de peso para volume. Uma tintura de 1/4 seria feita por exemplo com 1 kg de ervas para 4 litros de mistura de álcool e água, ou 100 g de ervas para 400 ml de mistura de álcool e água. As quantidades podem ser grandes ou pequenas o que interessa é a proporção.
Tinturas com menos álcool:
- Há circunstâncias em que não é aconselhável dar tinturas com a proporção habitual de álcool, por exemplo durante a gravidez, perante inflamações gástricas ou hepáticas ou no tratamento de crianças ou antigos alcoólicos. Acrescentar uma pequena quantidade (25 a 50 ml ) de água prestes a ferver à tintura ( dose normal de 5 ml) numa chávena e depois deixá-la arrefecer consegue evaporar a maior parte do álcool, tornando-a inofensiva.