Plantas Medicinais
Trevo-de-cheiro
Trevo-de-cheiro
Melilotus offinalis
SINÓNIMOS: Meliloto,meliloto-amarelo
PARTES USADAS:Utiliza-se a planta na sua totalidade incluindo a flor, para fins medicinais. O seu ingrediente principal é a cumarina, mas contém também saponina, taninos, mucilagem, flavonóides e óleos essenciais.
EFEITOS MEDICINAIS: A cumarina actua sobre as veias fortalecendo o tónus das paredes dos vasos sanguíneos. Os flavonóides têm efeitos anti-inflamatórios.
APLICAÇÕES: O chá de trevo-de-cheiro é recomendado principalmente para a terapêutica de problemas nas veias. Previne a ocorrência de novas varizes e de hemorróidas. Se existirem inflamações nas veias, estas desaparecem mais rapidamente. Uma ligadura embebida da decocção amarela de trevo-de-cheiro alivia as úlceras da perna. Um banho de assento abranda a dor associada ao hemorroidal e o chá também combate a insónia e os distúrbios de sono. Consta que a aplicação de cataplasmas nos olhos reduz o inchaço em redor dos mesmos e acalma também olhos cansados e doridos.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de trevo-de-cheiro. Deixe em infusão durante aproximadamente dez minutos e em seguida coe.
CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de trevo-de-cheiro. Deixe em infusão durante aproximadamente dez minutos e em seguida coe.
BANHO DE ASSENTO: Deite 1,3 litros de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de trevo-de-cheiro. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e em seguida coe. Junte à água tépida do banho de assente e utilize durante 10 minutos por dia.
CATAPLASMA PARA OS OLHOS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de sopa de trevo-de-cheiro, 1 colher de sopa de lóios-de-jardim e 2 colheres de sopa de tanchagem. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e coe. Molhe rodelas de algodão na decocção e aplique-as sobre as pálpebras cerradas durante cinco minutos.
NOTA IMPORTANTE: O chá de trevo-de-cheiro pode causar dores de cabeça.
2 Comments