Urtiga-branca
Urtiga-branca
lamium album
SINÓNIMOS: Lâmio-branco
PARTES USADAS: Utilizam-se as flores da urtiga-branca. Os principais ingredientes activos são as saponinas, mucilagem, taninos e óleos essenciais.
EFEITOS MEDICINAIS: As saponinas têm propriedades anti-inflamatórias e especialmente fungicidas. Os taninos dão alívio nas cãibras e os óleos essenciais aumentam o apetite.
APLICAÇÕES: O chá de urtiga-branca tem fama de constituir uma ajuda para a menstruação irregular ou dolorosa e descargas vaginais. Diz-se que os banhos de assente são uma ajuda contra estas descargas que inflamações nas unhas podem ser curadas com banhos ás mãos ou aos pés. O chá de urtiga-branca também parece ser uma ajuda contra o catarro e também em estomatites e faringites. O chá de urtiga-branca cura distúrbios menores do tracto gastrointestinal.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de flores secas de urtiga-branca, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 3 a 4 chávenas ao longo do dia durante pelo menos quatro semanas, mas não mais de oito.
CHÁ PARA DESCARGAS VAGINAIS LIGEIRAS: Misture 1 colher de chá de flores secas de urtiga-branca com 1 colher de chá de milefólio e 1 colher de chá de pé-de-leão. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia durante duas semanas.
BANHO DE ASSENTO, DE PÉS OU DE MÃOS: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre 1 mão-cheia de flores secas de urtiga-branca, deixe em infusão durante, pelo menos, meia hora e depois coe. Junte a decocção à água quente para o banho.
DICA: Na Primavera , apanhe urtigas-brancas viçosas.As suas folhas podem ser preparadas da mesma forma que os espinafres.