Como Fazer
Xarope
Xarope
O mel ou o açúcar não refinado podem ser combinados com infusões ou decocções para fazer xarope. Além de ajudar à conservação dos ingredientes activos das plantas, a doçura é útil para disfarçar o sabor de algumas ervas, como o hidraste, e os xaropes fazem parte dos medicamentos das crianças. O mel tem um particular efeito calmante e é muitas vezes combinado com ervas de acção expectorante, para fazer xaropes para a tosse.
Equipamento:
- Bule. Caçarola. Passador de nylon ou plástico. Jarro. Colher de pau. Frascos de vidro escuro esterilizados e que fechem hermeticamente com rolhas de cortiça. Funil .
Preparação:
- Fazer 500 ml de infusão ou decocção vulgar com as plantas aromáticas escolhidas.
- Coar a infusão ou decocção para um jarro e deitar em seguida no tacho.
- Para cada 500 ml de infusão ou decocção, juntar 500 g de mel líquido ou açúcar não refinado e mexer constantemente até estar dissolvido. Manter no lume baixo até a mistura ter uma consistência xaroposa. Tirar do lume e deixar arrefecer.
- Deitar em frascos e fechá-los com uma rolha de cortiça. Os xaropes podem fermentar e as rodelas de cortiça limitem-se a saltar, enquanto os frascos com tampa de enroscar podem explodir.
Partes usadas:
- Aéreas, casca, flores,folhas e raízes.
Quantidades normais:
- 500 ml de infusão ou decocção e 500 g de mel ou açúcar não refinado.
Posologia normal:
- 5-10 ml 3 vezes por dia.
Conservação:
- Guardar em frascos de vidro escuro esterilizados com rolhas de cortiça até 3 meses.